Saúde bucal

10 coisas que podem danificar seus dentes e talvez você nem saiba

Alguns hábitos ou até situações comuns como uma gravidez, por exemplo, podem afetar de alguma maneira os dentes e a boca em geral.

Veja abaixo 10 casos onde perigo e a falta de cuidados adequados pode colocar a saúde bucal em risco:

1 –Mastigar objetos ou fazer pressão desnecessária

Essa prática pode causar retração gengival (quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente) e o aumento da sensibilidade dos dentes. Dependendo da força da mastigação e da dureza do material, há até o risco de quebrá-los.

2 – Abrir embalagens com a boca

Isso pode danificar os dentes muitas vezes de maneira irreversível. Pode provocar fraturas no esmalte, na dentina, na coroa (parte visível do dente) e até na raiz, já que os materiais dessas embalagens costumam ser duros. Esse risco aumenta se a prática for frequente ou se, por alguma razão, o dente estiver mais fraco.

3- Usar palito de dente ao invés de fio dental

Quando o palito é colocado entre os dentes, ele provoca um machucado na gengiva. Pode empurrar o alimento para dentro dela e causar um abscesso agudo ou necrose.

4 – Consumir alimentos e bebidas muito ácidos

Parte do que se consome hoje em dia pode levar à desmineralização dos dentes, deixando-os mais frágeis e suscetíveis a cáries. Algumas vezes, até a dentina é atingida e, com isso, as chances de fraturas aumentam.

5 – Usar certos medicamentos

Por incrível que pareça, antibióticos a base de tetraciclina, que eram muito usados antigamente, podem alterar a estrutura dental, sendo mais comum em crianças.

6 – Fazer clareamentos “alternativos”

Um agente clareador promove uma reação que gera oxigênio e vai limpar a estrutura do dente. Se ele for usado de forma inadequada, pode ser muito agressivo e atingir a estrutura do dente e da gengiva, além de não limpar.

7 – Não fazer restauração após tratamentos de canal

Isso enfraquece muito o dente tratado. Ficar com um curativo ou alguma coisa provisória durante um tempo maior, pode favorecer uma infiltração no local.

8 – Escovar os dentes com força excessiva

Além de desgastar o esmalte, provoca uma agressão na gengiva levando à retração dela e expondo a região do colo dental. Com isso, surge a sensibilidade.

9 – Fumar

Primeiramente, porque “mancha” o sorriso, já que o dente é cheio de reentrâncias e porosidades e o pigmento da nicotina e do alcatrão fica impregnado nele.
Depois, porque faz mal para a gengiva, causando não apenas a gengivite, como podendo levar à doença periodontal com perda óssea. Além de que o cigarro predispõe até lesões e tumores na cavidade bucal.

10 – Gravidez

Em determinadas fases do ciclo hormonal ocorre uma acidificação no pH da saliva. Na gravidez, isso é ainda mais acentuado. Por esse motivo, a mulher tem uma chance maior de desenvolver lesões de cáries.

 

E aí, você se viu em algumas dessas situações? Se viu, cuidado! Agende uma consulta para avaliar como está sua saúde bucal e evitar problemas mais sérios.

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

WhatsApp