Saúde bucal

5 doenças bucais mais comuns

Quando falamos sobre doenças bucais, imediatamente lembrarmos da cárie. No entanto, por mais que ela seja a mais comum, a falta de cuidado com a higiene bucal pode acarretar diversos outros problemas. A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente. Por isso, ela é a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

É fundamental realizar uma higienização completa todos os dias após as refeições e antes de ir dormir, além consultar um odontologista pelo menos duas vezes ao ano. A visita ao dentista serve para tratar qualquer alteração, prevenir possíveis doenças e até diagnosticá-las precocemente.

Saiba quais são as principais doenças bucais:

  • Halitose

O mau hálito é considerado uma doença bucal e atinge quase 30% da população brasileira. São 58 milhões de brasileiros com o problema, sendo 90% de origem bucal. A halitose pode ser ocasionada por má escovação dos dentes e da língua, com o acúmulo de bactérias e restos de alimentos. O mau hálito também pode estar ligado com o tabagismo, alcoolismo, infecções bucais ou problemas estomacais. É recomendado a procura por um profissional da área para que seja diagnosticada a causa.

  • Gengivite

A inflamação na gengiva é uma consequência da placa bacteriana, causada pelo acúmulo de bactérias e restos de alimentos nos tecidos gengivais. Os sintomas são sensibilidade, vermelhidão, inchaço e sangramento. Em casos avançados de gengivite, a doença também pode gerar uma halitose. É muito importante dar a devida atenção para a doença, qualquer sinal de sangramento ou irritação deve procurar seu odontologista.

  • Placa Bacteriana

A placa bacteriana é uma película viscosa e sem cor ao redor dos dentes, que aproveitam os restos de alimentos para retirar os nutrientes e se desenvolver. A doença tem como sintoma a formação de uma grossa camada nos dentes, dor de dente e retração na gengiva. É a principal causa de cárie e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

  • Periodontite

De acordo com pesquisa feita pelo IBGE, em 2013, 41,5% das pessoas acima de 60 anos já perderam os dentes. Uma das principais causadoras da perca de dentes é a periodontite. O aumento na sensibilidade e o sangramento são os principais sintomas da doença que, a longo prazo, causa a queda de dentes. Geralmente sua antecessora é a gengivite que, se não for tratada, evolui para periodontite.

  • Bruxismo

bruxismo é o ato de ranger ou apertar os dentes enquanto dorme, ou seja, involuntariamente. Esta atividade é realizada pelos músculos da mastigação e por não apresentar nenhuma função, pode trazer diversas consequências para o paciente. Como lesões orofaciais, desgastes dentários, lesão periodontal, distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) e dor muscular. Se você acordar sentindo a mandíbula ou a região do pescoço dolorida, pode ser sinal de bruxismo. Procure um odontologista para indicar o tratamento adequado e verificar se houve outras alterações causadas pela doença.

  • Cárie

Não podemos deixar de falar da cárie, uma das principais doenças bucais. A cárie é uma deterioração da estrutura dentária que acontece quando as bactérias presentes na boca começam a se desenvolver. Conforme o tempo vai passando e essas bactérias vão evoluindo, as camadas do dente são atingidas pouco a pouco, o que pode trazer graves consequências para a saúde bucal do paciente. Apesar de ser muito comum, a cárie pode ser facilmente evitada através de uma boa higienização bucal.

 

Atenção aos sinais e sintomas!

Virou um hábito comum e errado, as pessoas ignorarem os sinais e sintomas de alguma doença, deixando para procurar ajuda profissional somente em casos extremos ou quando já não aguentam a dor. Isso não pode acontecer!

É preciso realizar uma avaliação odontológica pelo menos duas vezes ao ano e ficar atento a qualquer sinal ou sintoma fora do comum, e claro, procurar ajuda médica. Aproveite os momentos de higienização dos dentes para observar se existem lesões (manchas, caroços, inchaços, placas esbranquiçadas ou avermelhadas, feridas).

Não esqueça de verificar principalmente a língua, bochecha, lábios, céu da boca, embaixo da língua ou na garganta. As lesões bucais mais comuns são feridas provocadas por próteses removíveis, aftas, herpes labial e inflamações gengivais. Todas estas são benignas, entretanto, em alguns casos, o câncer pode ocorrer na boca.

Se você tem mais de 40 anos de idade, é ou foi consumidor frequente de tabaco e bebidas alcoólicas, procure um profissional para fazer um exame preventivo para o câncer de boca.

Mantenha a higienização completa diariamente com a escova de dentes, o fio dental e o enxaguante bucal. Cuidar dos dentes é cuidar da saúde, lembre-se, a boca é a porta de entrada de muitas bactérias e vírus, portanto, mantenha higienizada.

Agende sua avaliação com um profissional!

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

WhatsApp