Tratamentos

6 sugestões de alimentação após realizar o implante dentário

Uma dúvida muito comum entre os pacientes que passam pela cirurgia de colocação de implantes dentários certamente é a respeito da alimentação após a cirurgia, como ela deve ser, e o que se deve comer. Por isso, separamos algumas sugestões para você e maçã NÃO É uma delas, cuidado!

Mas antes, vamos explicar o que é o implante dentário e porque devemos ter esse cuidado pós cirurgia.

implante dentário é a alternativa mais eficaz e segura para a reposição de um ou mais dentes perdidos. Ele substitui a raiz do dente, servindo também como base para a prótese (coroa). Confeccionado em titânio, o implante dentário é um parafuso biocompatível e totalmente inerte ao osso, incorporado ao tecido, num processo natural chamado osseointegração.

Uma boa alimentação no período pós cirúrgico é muito importante, principalmente se considerarmos o fato de que o paciente que acabou de passar por uma cirurgia e necessita que seu organismo esteja forte o suficiente para evitar infecções e inflamações e para rápida regeneração e cicatrização dos tecidos.

É importante ressaltar também a necessidade de seguir as orientações do especialista. Geralmente, é indicado alimentos pastosos, macios, frios e líquidos, uma vez que eles não prejudicam a etapa de cicatrização.

Continue a leitura e conheça 6 alimentos para comer após a realização de um implante:

1 – Mingau 

Ele apresenta uma consistência mais líquida e, consequentemente, não agride a região lesionada. É recomendado ingeri-lo frio ou morno.

2 – Ovo cozido 

Rico em proteína, ele é capaz de contribuir na recuperação do tecido lesionado, visto que garante sensação de saciedade e você não precisa se alimentar toda hora. Saiba que o ovo não tenciona o local da cirurgia, pois sua textura é macia.

3 – Sopa fria 

A sopa é outro alimento muito recomendado pelos profissionais, pois apresenta diversos nutrientes e pode ser pastosa ou mais líquida. É fundamental cozinhar bastante as verduras inseridas, para que você não precise fazer muito esforço. Como já foi mencionado anteriormente, não pode consumir o alimento quente.

4 – Gelatina 

Ela apresenta diversos benefícios para a saúde do paciente, visto que contribui na digestão e é rica em colágeno. Dessa forma, é um alimento que não pode ficar de lado durante o tratamento do implante.

5 – Pão amolecido com leite 

O pão é um alimento que causa saciedade, mas alguns tipos apresentam uma textura mais dura, como francês. Porém, ao molhar no leite, ele ficará amolecido e será uma ótima possibilidade de refeição após o implante.

6 – Frutas 

Além de apresentarem diversas vitaminas, são alimentos frios. A banana, por exemplo, é uma opção e você pode amassá-la. Mas atenção às opções mais duras, como a maçã. Ela pode ocasionar lesões no local, então é válido evitar o seu consumo.

Alimentos a serem evitados após um implante

Você já pode perceber que deve comer alimentos pastosos e, preferencialmente, frios ou mornos nos primeiros dias com implante dentário. Mas quais são as comidas que devem ser evitadas, de fato, nesse período? Confira:

– Carnes em pedaços que precisem ser mastigados
– Alimentos muito duros (amendoim, pão italiano)
– Alimentos quentes
– Bebidas gasosas, como refrigerantes
– Alimentos potencialmente irritantes, com frutas e sucos ácidos e pimenta

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

WhatsApp