Saúde bucal

O que sua língua revela sobre a saúde da sua boca

Nossa língua é um órgão que pode nos dizer muito sobre a saúde e não apenas da boca. Ela nos dá muitas pistas sobre a situação de alguns órgãos e sobre a presença de algumas doenças. Alguns sinais como coloração, aftas ou mudanças no paladar podem ser indicativos que não devem ser ignorados. Por isso é muito importante ficar atento à sua língua, além de ter cuidado redobrado na hora da higienização.

Coloração

A coloração da língua pode ser indicativa de muitos fatores e doenças, mas algumas mudanças também podem ser consideradas normais. Assim, é sempre importante ficar atento aos sintomas e procurar um dentista caso julgue necessário.

  • Coloração rósea: uma língua saudável deve ter coloração rosa claro em toda a sua superfície. A aparência é “viva”, sem pontos com cores diferentes —como, por exemplo, placas brancas ou marrons.
  • Coloração vermelha: pontos vermelhos podem indicar quadros infecciosos (escarlatina, doença de Kawasaki, síndromes febris) ou deficiência nutricional – principalmente anemias, uma deficiência de vitaminas B12 e B6 ocasionada por má absorção ou baixa ingestão alimentar. Uma língua avermelhada ou com manchas vermelhas também exige a visita ao cardiologista, pois pode sinalizar a presença de uma doença cardíaca.
  • Palidez: muito comum a quadros anêmicos por carência de ferro, má alimentação e/ou resultado de cirurgia bariátrica. Também pode acometer pacientes com doenças crônicas como insuficiência renal, câncer, lúpus e anemia falciforme ou após hemorragias. Mulheres com miomas uterinos que provocam sangramento excessivo podem apresentar uma língua mais pálida. A falta de oxigenação local por alteração sistêmica do organismo do paciente —como num quadro de falta de ar, por exemplo— também causa essa palidez.
  • Língua esbranquiçada: pode revelar desde uma má higiene (por conta da falta de limpeza adequada durante a escovação), nesse caso chamada de língua saburrosa, até lesões pré-malignas e quadros infecciosos e tumorais. A língua esbranquiçada é um sintoma comum que conhecemos como sapinho e deixa placas brancas na língua semelhantes à coalhada, além de causar dor local.

Outros sintomas

Não apenas a coloração deve ser observada, mas a sensibilidade, paladar e textura da língua também podem ser sinais de algo que não está certo com seu corpo. A nossa língua tem entre 3.000 a 10.000 papilas gustativas que a revestem, abrigando os receptores de sabor, que permitem desfrutar de uma infinidade de sabores e sentir a textura dos alimentos.

A perda das papilas e uma mudança no sabor dos alimentos pode indicar algumas doenças. Sentir ardência na hora de comer como se estivesse comendo algo picante pode também ser sinal de anemia. Essa ardência também pode ser uma pista de diabetes e que o descontrole da glicose é capaz de gerar formigamento, boca seca, além de danos à gengiva.

Como cuidar e higienizar

Para deixar a boca livre de possíveis micro-organismos e infecções, na hora de escovar os dentes, se dedique também na limpeza da língua. Escove-a de cima para baixo suavemente para remover qualquer excesso de detritos. Com um raspador de língua, usando um movimento de deslizamento, mova-o de trás para a frente removendo a camada de bactérias e células que cobrem a área. Essa camada, chamada de saburra é uma das principais causas do mau hálito e, se não retirada frequentemente, pode provocar o aparecimento de outras complicações. Use enxaguante bucal para finalizar.

A limpeza da língua deve ser feita todas as vezes que escovamos os dentes, ou seja, pelo menos três vezes ao dia. Em dias atípicos, no entanto, é recomendado pelo menos limpá-la pela manhã e logo antes de dormir.

Sabendo a importância da saúde da sua língua certifique-se de dedicar mais tempo a isso e entre em contato para agendar uma consulta de cuidados preventivos sempre que julgar necessário.

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

WhatsApp