Prevenção

O tabagismo influencia na recuperação durante tratamentos odontológicos?

O tabaco está relacionado a muitos problemas sérios para a saúde como: câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga. Doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.

Mas você sabia que ele também afeta muito a saúde bucal?

Muitas pessoas não sabem disso, mas o uso da substância durante os tratamentos odontológicos pode acabar resultando em problemas graves ao paciente, principalmente no processo de recuperação.

O cigarro é um grande vilão para quem possui implantes dentários, por exemplo, isso porque ele afeta a osseointegração dos implantes à arcada dentária, diminuindo a defesa do organismo devido as substâncias toxicológicas que ele possui. 

Assim, ele acaba reduzindo as defesas do organismo, o que, por sua vez, gera uma grande dificuldade no processo de cicatrização, que é uma etapa fundamental não apenas nesse procedimento, mas também em outros, como extração, raspagem e cirurgias periodontais.

Um dos prejuízos mais graves é que ele afeta os vasos sanguíneos, reduzindo o limite de fornecimento de nutrientes para o local, tornando-o mais fraco e vulnerável.

Podemos concluir que o cigarro é um grande inimigo para a saúde, por isso, cuidar devidamente da boca é essencial para a manutenção de toda a saúde.

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

WhatsApp