Prevenção

Por que algumas pessoas têm cáries mesmo mantendo a higiene bucal em dia?

Embora seja mais comum entre crianças, a cárie pode atingir pessoas em qualquer idade. Algumas, inclusive, desenvolvem cáries mesmo escovando e cuidando bem dos dentes enquanto outras, menos rigorosas com a higiene bucal, não têm esse problema.

Mas, afinal o que é a carie?

A cárie é uma deterioração da estrutura dentária que acontece quando as bactérias presentes na boca começam a se desenvolver. Conforme o tempo vai passando e essas bactérias vão evoluindo, as camadas do dente são atingidas pouco a pouco, o que pode trazer graves consequências para a saúde bucal do paciente.

Os principais sinais e sintomas que indicam a formação da cárie do dente podem ser assim relacionados:

– Dor marcante ao ingerir bebida ou alimento doce, frio ou quente
– Manchas brancas ou escuras na superfície do dente
– Perfurações no dente
– Sensibilidade ao toque
– Inchaço da gengiva, que se torna dolorida

Como já dissemos acima, algumas pessoas possuem sim maior propensão para o desenvolvimento da cárie e os motivos podem ser diversos.

Esmalte dentário pouco resistente

O esmalte dentário constitui a camada mais dura do dente que protege a dentina e os nervos de elementos externos que os possam deteriorar, como por exemplo as bactérias. Quem tem o esmalte mais fraco, tem um maior risco de ter cáries, uma vez que esta capa protetora não funciona como no restante das pessoas.

De olho na saliva

Quando as pessoas não produzem muita saliva, que acaba por ser um agente de proteção das bactérias da boca, a tendência para ter cáries é maior.

O sintoma de boca seca pode ser causado não só pela genética, como também pelos hábitos alimentares, tratamentos de radioterapia ou mesmo pelo uso de certos tipos de medicamentos.

Espaço entre os dentes

Quando a estrutura dentária apresenta maiores espaços entre os dentes, esta é mais suscetível de reter as bactérias e outros microrganismos nocivos à boa saúde oral, e assim criar maior propensão para cáries.

Genética

Certos indivíduos podem apresentar como resultado de sua herança genética um esmalte mais frágil. Dessa forma, o dente dessas pessoas fica mais suscetível à formação de cáries.

Cuidados a serem tomados

De maneira geral, pode-se dizer que uma boa higienização bucal e uma alimentação equilibrada dificilmente permitiria o surgimento de cáries. Além disso, alguns cuidados podem ser tomados para se manter afastado desse mal:

– Reduzir o consumo de alimentos doces
– Evitar alimentos que se prendem aos dentes
– Escovar os dentes sempre que realizar um lanche ou uma refeição
– Usar o fio dental na higienização da boca
– Usar enxaguante bucal antes de dormir
– Consultar-se com o dentista periodicamente

 

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

WhatsApp