Saúde bucal

Riscos que a mastigação errada pode trazer para a saúde bucal

A saúde bucal não está ligada apenas a um sorriso bonito, os cuidados regulares com os dentes também têm outros objetivos, como evitar a presença da mastigação errada.

A mastigação é uma ação tão comum que muitas pessoas não reparam quando a praticam de forma incorreta. O problema é que o simples fato de mastigar errado pode causar complicações e um consequente comprometimento da saúde bucal.

Principais características de uma mastigação errada

– Estalos ou outros sons estranhos ao mastigar
– Lentidão exagerada para fazer as refeições
– Presença de dores de cabeça, que podem ser de um só lado ou de ambos
– Engasgos frequentes
– Problemas gastrointestinais, como refluxos ou sensação de queimação (azia)
– Dificuldades respiratórias, especialmente durante a noite ou na hora das refeições

As consequências da mastigação errada são diversas e dependem de como o indivíduo mastiga os alimentos. Separamos os principais problemas gerados por falhas na mastigação:

Cáries: Comer rápido e não mastigar os alimentos corretamente causa cáries porque a produção de saliva é menor. Além disso, quando mastigamos rapidamente, utilizamos somente um dos lados da boca e, dessa forma, alguns dentes podem ficar mais desgastados do que outros, podendo causar erosão e sensibilidade dentária.

Dentes tortos: Quando faltam dentes na boca, o processo mastigatório é prejudicado. Além disso, aquele espaço que sobra vai provocar uma movimentação nos dentes, causando desalinhamento dentário.

Aumento de peso: Quando uma pessoa come rápido e não mastiga corretamente os alimentos, ela sente mais fome. Isso porque o cérebro não tem tempo de perceber que o corpo está satisfeito com a quantidade de alimentos ingerida.

Assimetria facial: A mastigação unilateral, ou seja, quando utilizamos somente um dos lados da boca para triturar os alimentos, pode comprometer a harmonia do rosto, causando a assimetria facial. Com isso, um dos lados do rosto fica mais flácido e com o tônus reduzido porque a musculatura não é exigida na hora da mastigação. Segundo estudo, esse hábito afeta 34% da população.

Má digestão: A digestão começa pela boca com a ação das enzimas presentes na saliva. É preciso formar um bolo alimentar coeso, que será mais fácil de ser engolido e, consequentemente, digerido. Quando os alimentos não são triturados corretamente deixam o estômago sobrecarregado e isso dificulta o processo de digestão.

Mas afinal como deve ser a mastigação correta?

Para garantir que os alimentos sejam triturados adequadamente, antes de tudo é preciso comer sem pressa. Pegue pequenas porções por vez e realize a mastigação usando os dois lados da boca. Atenção também aos movimentos das mandíbulas, que devem ser verticais e rotatórios.

Como resolver os problemas da mastigação?

Para o tratamento é necessário consultar o dentista para identificar as causas da mastigação incorreta. Esse tratamento pode ser feito por meio da colocação de implantes dentários, próteses ou outras técnicas de reabilitação oral.

Agende sua avaliação com um profissional!

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

WhatsApp